quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Trovadorismo de Martin Codax


A língua portuguesa teve sua origem do galego-português, uma língua falada em Portugal logo depois que o país recuperou sua soberania dos Árabes. Isso aconteceu no século XII, só para mencionar números. Outro fato importante é que Portugal mantinha laços estreitos com a Galiza, daí a origem da língua galego-português.

História à parte foi neste contexto que surgiu o primeiro movimento literário de que sem tem notícia em português: O Trovadorismo. Explicando sucintamente, o movimento consiste em poesia musicada. Quer Saber mais?

Eu não estou aqui para falar de como isso aconteceu e dos poetas da época. Não especialmente. Minha intenção é compartilhar as trovas em versão originais do poeta Martin Codax:

Pouco se sabe sobre o poeta, mas para a nossa sorte, ele deixou partituras de suas trovas, o que tornou possível a musicalidade tal qual se deu no pretérito. Um mergulho de cultura presenteado pelo grupo musical Antigua Martin Codax de Portugal!

É só clicar no link e esperar que as trovas vão começar. Repare bem, na linguagem e na musicalidade!
Um abraço.   

2 comentários:

Pamella Santos disse...

O Trovadorismo é um dos movimentos literários que eu mais gosto. São muito perfeitos os poemas e a musicalidade!! [A]

Eu vou dar uma olhada sim nos desse poeta Martin Cotax!

Obrigada pela dica! x)

Isaac Guedes disse...

Amo Literatura e o movimento Trovadoresco se é que assim pode ser chamado,o considero muito importante, principalmente porque este movimento foi o primeiro dos movimentos literários da Língua Portuguesa. Suas cantigas são impressionantes.