segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fanfic, você sabe o que é?



Não faz muitos dias que recebi uma mensagem muito bacana do amigo Denis Himura, na qual ele me convidava a "voltar" o fórum de Anime Sobresites. Dizia ele que estava tentando trazer o fórum de volta aos bons tempos e para isso precisava de todos os membros que tinha contato. Eu sou um destes membros com orgulho. Ao me deparar com estes amigos saudosos, resolvi compartilhar com meus novos amigos um pouco sobre o trabalho destes primeiros. Eles escreviam Fanfics.

Fanfic é o termo usado para classificar um gênero literário que tem como característica principal, o uso de histórias famosas como "pano de fundo" para outra história. Como o nome mesmo diz, trata-se de ficção de fã, ou seja, é um trabalho de fã para fã. Por isso mesmo, uma fanfic não visa lucro, mas sim entreter fãs de determinado livro, quadrinho, manga ou anime. O legal, caro leitor, é que ao escrever daquilo que gosta o jovem escritor empenha-se de coração na tarefa e acaba desenvolvendo sua literatura.

Recomendo que escrevam fanfics usando histórias famosas que apreciem como base, pois assim vão começar a escrever com o coração. Mais tarde, a experiência com obra alheia se reverte em criatividade própria, como em inúmeros exemplos espalhados pela internet. Quer saber mais sobre o que é fanfic? Veja no Wikipédia, clicando aqui.

Vou indicar agora espaços para vocês poderem começar suas fanfics. O meu preferido é o Sobresites:

Há também o Nyah:

E também o Fanficaddiction:

Que tal começar agora mesmo a escrever sua história baseada no seu livro preferido? Minha opinião é de que escrever seja qual for o tema é sempre proveitoso. O espaço que os sites mencionados oferecem aos escritores iniciantes é algo muito proveitoso para o início de carreira. Para os amigos que lembraram de me avisar sobre a volta deles, fica registrado minha gratidão; que bom que ainda somos o que éramos, mesmo que o tempo tenha se passado. É bom ser um escritor de fanfics.

Um abraço.

3 comentários:

Alec Silva disse...

Boa postagem e excelente dica!

Pamella Santos disse...

Gosto de ler fanfics. Tem umas super maneiras nas comunidades no orkut. E eu também fiz uma que é baseado na história de Patrícia Camargo, escritora de Rubro que é sucesso nas redes sociais. Tô postando aos poucos por isso dêem uma olhada na comunidade de RUBRO.

Beeeeijos! x)

Alec Silva disse...

^^
Dica anotada!